sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Importância do nome de domínio

Postagem original publicada no Blog do Nomer.com

Muitos internautas ainda não perceberam a importância do domínio na rede. Listo as principais aplicações de um domínio e comento em seguida.


1. Nome do seu site e e-mail
Esta é a aplicação mais conhecida do grande público que usa a Internet, ora, o domínio é o "nome do site". Quando você decide ter seu site na Internet você terá que escolher dentro dos nomes ainda disponíveis qual será seu domínio. A maioria das pessoas não tem consciência dos prejuízos que a escolha EQUIVOCADA de um domínio pode ocasionar. Exatamente por isso escrevi o livro "Escolha seu.com" que apoia a escolha consciente de um bom nome de domínio.
Por exemplo: Um erro muito frequente é o registro do domínio na extensão .COM sem registrar o mesmo nome na extensão .COM.BR, caso seu concorrente faça o registro no .COM.BR você estará enviando seus cliente para ele sem perceber, já que a maioria das pessoas ESQUECE a extensão correta do domínio...

2. Proteção da sua marca
Embora esta aplicação seja próxima da aplicação descrita acima, ela é ligeiramente diferente. O registro de um domínio não implica necessariamente no seu uso. Em diversos mercados onde a relação com o cliente se dá off-line ou onde o uso da Internet é muito pequeno, o domínio da sua marca deve ser registrado mesmo que não seja usado imediatamente. A posse do domínio é considerada pela justiça como USO DA MARCA, ou seja, compõe a avaliação de que esta "expressão" está relacionada a sua empresa.

3. SEO (Search Engine Optimization)
O registro de um domínio apoia as ações de SEO. Quando um termo é procurado, o Google leva em consideração se o termo está presente no domínio. Exemplo: Se você pesquisa por "sapatos" no Google, ele classificará o domínio www.Clarksapatos.com.br no topo da página de respostas. Obviamente o processo de classificação do Google leva em consideração diversos parâmetros, porém conter o termo no domínio é extremamente RELEVANTE.

4. Patrimônio
O mercado de venda de domínios já registrados é chamado de "aftermarket". A maior empresa de aftermarket no mundo é a Sedo.com.br, com mais de 7 milhões de endereços à venda. Muitos investidores tem comprado domínios para especular, ou seja, é uma aplicação como outra qualquer. Estes investidores esperam que o aumento do número de internautas somado ao aumento do tempo de navegação façam com que seus ativos sejam valorizados. O domínio sex.com por exemplo foi vendido por 1,5 milhão de dólares e 3 anos após foi comercializado por US 7,5 milhões... ótima valorização.

5. 4a. linha das campanhas de Links Patrocinados
Pois é, como as campanhas de links patrocinados tem espaço extremamente escasso, no caso do Google por exemplo, são apenas 4 linhas: Título, descrição com 2 linhas e URL de destino. Muitos anunciantes tem registrado domínios apenas para serem utilizados como URL de destino já que o domínio pode se tornar uma "3a. linha" descritiva. Exemplo:

Sapatos finos
Feitos em couro, entrega por Sedex
para todo o Brasil.
http://www.sapatossobmedida.com.br


6. Tráfego direto
Os domínios com nomes genéricos possuem um tráfego chamado "direct type-in", ou seja, ao invés do Internauta utilizar um buscador para achar o conteúdo do seu interesse, ele digita direto no navegador um domínio que ele julga que conterá o conteúdo desejado. Alguns domínios genéricos podem atrair, sem qualquer custo de marketing, milhares de visitantes em um único mês e podem se tornar extremamente valiosos.

O tráfego direct type-in pode ser utilizado para "monetizar" o site, ou seja, para gerar receita através dos sistemas afiliados do Google e do Yahoo, ou podem ser utilizados para gerar uma comunidade já que este fluxo de visitantes procuram basicamente pelo mesmo tipo de conteúdo.



Devido a estas aplicações o mercado de registro de domínios mundial vive um momento de crescimento sem precedentes. O mercado cresceu ano passado 32% ! Um dos pontos decisivos que tem impulsionado este mercado foram os links patrocinados. Com esta nova forma de anunciar o mercado descobriu o VALOR de uma visita e permitiu que os domínios genéricos, antes apenas uma promessa de um bom investimento, se tornassem extremamente atrativos.

Bancos tem entrado neste mercado, comprando empresas e endereços valiosos, esperando que o crescimento da Internet valorize seus ativos. Vale lembrar que a penetração da Internet ainda está na casa dos 17% da população mundial, quando a penetração chegar a 50% da população mundial, os domínios de forma geral, devido seu caráter ÚNICO, serão muito valorizados.