
Fonte: Plantão INFO: Escritóro? Tá na web.
Google Docs e companhia entram para o dia-a-dia do trabalho
As constantes visitas a clientes e fóruns impossibilitavam o advogado Renato Lacerda Gonçalvez, sócio da ZLG Advogados, de gerenciar de forma eficaz seus e-mails, arquivos e agenda. A web 2.0 e as ferramentas de escritório online estão mudando esse cenário. “Hoje, posso ficar mais tempo na rua sem ter de voltar correndo para o escritório”, diz.
Quando Gonçalves começou a usar a versão gratuita do serviço brasileiro Aprex, há um ano e meio, a ferramenta substituiu o Outlook. Os contatos e a agenda passaram a ser acessados pela web, e Gonçalves acabou migrando para a versão paga. “Vejo tudo de qualquer lugar. Os funcionários também se adaptaram bem”, afirma. O caso de Gonçalvez mostra como a chegada dos escritórios online, com Aprex, Google Docs e Zoho entre seus representantes, abre um novo leque de possibilidades para profissionais autônomos e empresas, principalmente nas pequenas e médias. Com opções pagas ou gratuitas, os novos serviços dão acesso a recursos como processador de texto, planilha, apresentação, agenda, calendário e disco virtual, onde quer que o funcionário esteja. Silenciosamente, também vão substituindo o uso de clássicos como o pacote Office, que ainda não dá sinais de cair na web.
A GRIFE DO GOOGLE
De fato, uma das grandes sacadas dos escritórios online está em combinar duas das mais fortes características do trabalho no século 21: a colaboração e o trabalho remoto. Nem sempre a iniciativa de usar ferramentas de compartilhamento parte das equipes de TI. Tanto nas pequenas empresas como em departamentos das grandes, muitas vezes são os funcionários que dão a largada. É uma planilha aqui, um documento ali. Nesse cenário, quem vem brilhando nas telas é o Google Docs, que tem um modelo de uso gratuito.
(...)
É o caso do diretor da consultoria financeira Prime, Luis Alcade Dias, que aderiu ao Google Docs para salvar online planilhas eletrônicas de finanças, apresentações e documentos sobre a rentabilidade de fundos de investimento. Dias passa a maior parte do seu tempo na rua, atendendo clientes. “Não preciso mais ficar carregando um bolo de papel. Abro as planilhas no Google Docs e faço as consultas com dados atualizados”, afirma. “Os documentos e contratos ficam todos arquivados no Google”, diz.
(...)
Na corretora de seguros Porto Belo, o uso do Google Docs já é até mais intenso do que o do Word. “Todos os modelos de relatórios mensais que os corretores precisam preencher estão no escritório online. Nas visitas ou viagens para fechar contratos, eles simplesmente entram no sistema com uma senha e login”, diz o sócio James Piracelli. Segundo ele, a seguradora ganhou agilidade na emissão de relatórios e na atualização das apresentações.
Saiba mais lendo o artigo original..