sábado, 10 de maio de 2008

A nova era da informática

Novos tempos estão começando!

Os sinais já estão aí, e quem anuncia são as maiores empresas de informática do planeta, encabeçadas pelo Google.

Nem vamos falar da revolução da publicidade online promovida pelo Google...

Nem vamos falar de suas ações estendendo seus conceitos de publicidade para outras formas de comunicação e começando a mudar a forma como se anuncia em TV, jornais e rádios...

Nem vamos falar da revolução na internet pela telefonia móvel que promove a partir deste ano com o sistema operacional gratuito para celulares "Android", em parceria com a Motorola, HTC, Qualcomm e outras 30 empresas de peso, tornando a navegação pela Internet em celulares realmente viável e agradável...
Em vez disso, vamos entender agora porque o Google contrata continuamente os maiores cientistas do planeta, inclusive Vincent Cerf (criador do protocolo da Internet), e deu a eles o acesso a uma máquina fabulosa: uma rede fantástica de data centers de amplitude mundial que se comporta como se fosse um só computador... global.

A essa rede espetacular de computadores e servidores de dados e aplicativos só havia uma denominação possível: NUVEM (cloud) ou NUVEM COMPUTACIONAL. É uma nova espécie de supercomputador global, em que todos os recursos estão espalhados globalmente numa forma engenhosa que lembra o nosso próprio cérebro e garante redundância de dados (ou seja, não há o risco de perda de informação) e velocidade "relâmpago" de acesso a qualquer coisa na "nuvem".

O que o Google vai fazer com essa máquina extraordinária?
O Google simplesmente a colocou a disposição do planeta... gratuitamente!
E através de parcerias como o Google Apps (Google Aplications) a estendeu para sites que fidelizem comunidades. É o caso dos nossos sites (Dentistas.com.br, Radiologia.com.br, Cardiologia.com.br, Pediatria.com.br, etc.) que a partir de agora oferecem essa mesma computação a todos os seus usuários, desde o serviços de webmail personalizados (@dentistas.com.br, por exemplo, com tecnologia Gmail) até serviços online de edição de textos, planilhas, imagens, apresentações (Google Docs), agenda online (Google Agenda), construção de sites (Google Sites)... tudo! E tudo para acesso tanto por PCs como por celulares! Tudo com tecnologia atualizada constantemente e alto desempenho mundial.

Seus parceiros nos servidores da NUVEM COMPUTACIONAL incluem a Apple e a IBM, e o céu é literalmente o limite para a sua expansão, na medida em que as parcerias Google Apps garantem fidelização e seu sistema de remuneração por anunciantes (em vez de cobrar dos usuários) garante seu crescimento ilimitado, audiência ilimitada e lucros, num ciclo virtuoso!

A Microsoft já reconhece a mudança: o arquiteto-chefe de software da Microsoft, Ray Ozzie (que substituiu o próprio Bill Gates quando este se afastou das rotinas da empresa) reconheceu que a era do PC acabou e deu lugar à era da web. Ozzie afirmou que o conceito de “meu computador” será substituído por telefones celulares, TVs, consoles de games, carros, etc., concatenados e administrados através da web. Ozzie reconheceu a ascensão da "nuvem computacional", ligada ao Google, às redes sociais e aos sites da web 2.0.

Hoje qualquer site pode distribuir serviços de altíssima tecnologia e performance, em parceria com o Google, sem custos, e dar a seus usuários as benesses da nuvem computacional. Só precisa de um bom nome e um nicho de mercado para atuar e fidelizar. O resto é crescimento. Faturamento? O Google Adsense cuida disso pra você, e se desejar gerenciar patrocinadores e anunciantes adicionais, o Google AdManager será lançado ainda em 2008.

Esqueça sua dependência de seu PC! Agora seus dados e seus programas estão em todo lugar, em qualquer lugar, e você acessa de várias maneiras diferentes. Não há mais que salvar dados, copiar dados, comprar programas... A informação e os serviços estão na nuvem. É só pegar.

O anúncio desta nova era da informação já está no ar!


PARA SABER MAIS:

A Nuvem do Google
Computação nas nuvens vai baratear acesso à internet, aposta Google
Google's CEO on the Power of Clouds
Google’s new paradigm: ‘cloud computing and advertising go hand-in-hand’
Wired's Interview with Google CEO Eric Schmidt
.

terça-feira, 6 de maio de 2008

CEO do Google fala ao Jornal da Globo

O CEO do Google, Eric Schmidt, em sua primeira entrevista a um país da América Latina, fala ao Jornal da Globo de 06/05/2008, sobre o "cloud computing", ou "computação nas nuves".

Neste novo conceito, que é a filosofia do Google e de seus serviços de busca, email, escritório online e muito mais, a Internet é um depositório de dados e programas, pessoais e profissionais, seus e de terceiros (para compartilhamento), para acesso de qualquer lugar por celulares, PCs, handhelds, etc.

Nada fica mais no seu PC, mas "nas nuvens da Internet". Você não fica mais preso ao PC onde instalou seus programas e salvou seus dados, mas livre para acessar tudo de qualquer lugar, a qualquer hora, de qualquer dispositivo.

O vídeo abaixo tem 8 minutos e é a versão em definição comum:
320x240 - 150 Kbps.



Se desejar a versão de maior definição
(720x576 - 2,1Mbps) estaremos disponibizando em breve.

Leia o conteúdo da entrevista na matéria publicada no G1, o portal de informações da Globo: Computação nas nuvens vai baratear acesso à internet, aposta Google. O artigo resume a estratégia do Google para transformar os PCs atuais em máquinas obsoletas e concentrar todas as informações do mundo na internet.

Mais resumidamente, a mesma informação foi publicada no site do Jornal da Globo: Por dentro do Google

Leia também:

Text of Wired's Interview with Google CEO Eric Schmidt

Google e IBM reforçam a parceria para atuar em cloud computing

.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Nota sobre o Google Admanager

Como comentado na postagem Google AdManager - Gerenciando anúncios em seu site, o AdManager trará ao alcance de todos os sites, de maneira simplificada, ferramentas poderosas para gerenciamento de campanhas publicitárias negociadas diretamente com o anunciante e alocadas pelo próprio site em suas páginas, para quando quisermos uma publicidade paralela ou substitutas à publicidade automática do Google AdSense (onde o próprio Google negocia com os anunciantes, gerencia a alocação dos anúncios, cobra e faz o repasse ao site).

Segundo Sukhinder Singh Cassidy, vice-presidente de Operações na Ásia-Pacífico e na América Latina do Google, a aquisição da Double Click acrescentará aos anúncios do Google AdSense, baseados em CPC (custo por clique), os anúncios CPM (custo por mil exibições).

"- Depois do lançamento do AdManager, voltado a donos de sites, definitivamente o próximo passo será um Ad Server (servidor de anúncios) para anunciantes."

Leia mais no artigo original.