sexta-feira, 25 de maio de 2007

O dono da internet

Tradução publicada no blog SUPRA-SUMO.ORG da matéria original publicada na revista BUSINESS 2.0
Original da Tradução
Original completo, em inglês

Confira aqui mesmo a matéria original, na postagem anterior: "The man who owns the Internet"

kevin_ham03.jpg

Kevin Ham, até pouco tempo era um mero desconhecido. Ou melhor, seus feitos são famosos, mas até então não se sabia quem era a pessoa por trás dos mesmos. Kevim Ham é proprietário de um incrível portfólio de 300 mil domínios, que se estima valer 300 milhões de dólares. E que juntos, geram aproximadamente 70 milhões de dólares por ano.

Assim como outros nesse tipo de negócio, Kevim Ham utiliza diversos truques para atrair visitantes para seus domínios, que não exibem nada mais do que anúncios. Você já deve ter “caído” em uma dessas páginas infestadas de anúncios. Pois é, isso dá dinheiro. E Kevim Ham, conhece mesmo, muitos truques para conseguir isso.

Esse tipo de negócio é baseado na exploração do direct type-in, onde o usuário digita diretamente no navegador o site que ele deseja. Ou então, quando o mesmo está procurando imóveis, ele digita simplesmente no navegador: www.imoveis.com. Eles se aproveitam principalmente de pequenos erros de digitação, fazendo então com que você caia nessas páginas infestadas de anúncios. E isso, meu caro, é algo bem comum de se acontecer. Funciona mais ou menos assim, ao invés de digitar www.terra.com, você erroneamente digita www.terraa.com. Um erro simples e bastante explorado nesse tipo de mercado.

Temos ainda um exemplo recente envolvendo os sites www.youtube.com e www.utube.com. Os dois sites, no inglês, têm a mesma pronuncia. Portanto, é comum que os usuários confundam. Mas neste caso não foi feito uso intencional deste tipo de truque, até porque o segundo já existia. E embora, como citado não tenha sido intencional, o www.utube.com tem se aproveitado das visitas vindas acidentalmente do www.youtube.com, e vendem toques polifônicos para celulares. Ou seja, querendo ou não o utube.com acabou fazendo parte desse negócio.

Agora, você pode estar pensando que isso é um negócio sujo, mas acredite, não é. Por trás dessas jogadas existem milhões de dólares e grandes empresas, grandes mesmo. As páginas do Kevim Ham, aliás, contém anúncios fornecidos pelo Yahoo!. E o Google também faz parte desse negócio “sujo”.

Kevim Ham é mesmo um exímio domainer, como são chamados os que trabalham nesse mercado. Ele é dono de sites como www.god.com, www.satan.com e www.christianrock.com. Mas esses são detalhes, façanhas pequenas comparadas ao seu maior feito: uma parceria com Camarões. Agora, me pergunte: o que tem a ver Camarões? E eu responderei: tudo. Oras, é a Camarões que pertence o domínio .cm, que se diferencia apenas por uma simples letra do domínio mais usado da internet, o .com.

Vamos lá, há alguns dias foi vendido o domínio www.porn.com pela “bagatela” de 9,5 milhões de dólares. E adivinhe, Kevim Ham é dono do www.porn.cm. Veja, a diferença está em apenas uma simples letra. Imagine quantos usuários chegarão ao www.porn.cm equivocadamente. Esse é um exemplo, Kevim Ham é dono de muitos outros domínios assim. Como se não fosse bastante, ele ainda pretende fechar acordos com Colômbia, que é detentora do domínio .co e com Oman, detentor do .om.

Bom, é fácil saber quando um domínio pertence a Kevim Ham, simplesmente você será redirecionado ao www.agoga.com quando for. Por isso, se você tiver um domínio .com, procure digitá-lo sem o, e veja aonde você irá cair. Se não for no agoga.com você ainda não foi escolhido. Pelo menos, não ainda.

“Se você controla todos os domínios, você controla a internet.”

Matéria completa vista aqui