quarta-feira, 8 de agosto de 2007

A nova corrida do ouro

Link Original

A empresa americana Marchex acaba de comprar um portfólio com mais de 100.000 domínios do pioneiro da internet Yun Ye pelo valor de US 164 milhões de dólares.
Este portfólio de domínios gera uma receita, através dos sistemas de Links Patrocinados, de US 19 milhões por mês. Esta transação exemplifica a maturidade do mercado americano em relação ao mercado de registro de domínios e sua monetização através dos Links Patrocinados. O domínio cada vez mais é comparado com um imóvel, um patrimônio, porém ao invés de Real Estate é um Virtual Estate, um bem intangível e imaterial que gera receita mensal e constante.

Essa nova percepção do valor que um domínio tem gerou uma nova corrida ao ouro no exterior. Estamos vivendo um verdadeiro
gold rush onde cada vez mais interessados entram nesse mercado com o objetivo de descobrir e aproveitar as novas oportunidades existentes. Isso tem sido evidenciado pelos incríveis índices de crescimento do mercado de registro de domínios, mercado que cresce a uma taxa de 30% ao ano. Os principais jogadores deste mercado são:

Proprietários de domínios: São pessoas físicas ou jurídicas que registram domínios com o objetivo de ganhar dinheiro com links patrocinados ou na revenda do endereço. O perfil mais comum é o proprietário com poucos e bons nomes de domínios.

Proprietário de portfólios de domínios: Um novo perfil de proprietário tem surgido… ele registra milhões de domínios e ganha um valor pequeno por endereço. Com o passar do tempo, o objetivo deste investidor é filtrar seu portfólio para se livrar dos nomes menos rentáveis.

Provedores de serviços de páginas estacionadas: São empresas que disponibilizam sistemas de monetização de endereços. Basta que um proprietário de domínio contrate uma destas empresas para começar a gerar receita com seus domínios. Exemplo de provedor de serviços: http://www.TrafficClub.com

Provedor de links Patrocinados: São as empresas que vendem o espaço para seus clientes e disponibilizam estes anúncios para os provedores de serviço. O Google e o Yahoo estão nessa categoria.

Este modelo de negócios tem ampla vantagens para o pequeno e para o médio investidor.

No caso do pequeno investidor, se ele for criativo e conseguir identificar bons nomes de domínios que ainda estejam disponíveis, poderá registrá-los e terá uma receita mensal e crescente. Este modelo de negócios é ótimo para ser usado como side-business porque não exige grande investimento inicial e nem tempo para administrá-lo. O sistema é totalmente administrado pelo provedor de página estacionada.

No caso do investidor de médio porte ele pode começar adquirindo um portfolio de domínios, ampliá-lo e melhorar sua rentabilidade média, veja o exemplo da Marchex no início deste artigo. Este modelo exige capital inicial e tempo para escolher através de um sistema de estatística quais domínios devem ser mantidos e quais devem ser descartados.
.