quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Blogger vs. Wordpress

Blogs são uma grande tendência na Internet... mais que isso: uma grande solução!

O vídeo abaixo, em inglês, é uma ótima introdução para se entender os blogs. Se preferir este link abre o vídeo para você em outra janela.



Com sites de construção e hospedagem gratuita de blogs como o Blogger e o Wordpress, nunca foi tão simples e rápido criar e publicar um site, o que agora pode ser feito em minutos!

Com a adição do Google Analytics e Google Adsense, dentro desses mesmos minutos temos um site com análise eficiente de tráfego e, numa evolução extraordinária, já faturando com anúncios! E anúncios significativos, sintonizados com as páginas do seu site, onde em vez de invadirem ou incomodarem eles complementam e colaboram com o tema e objetivos da página!

Mas qual plataforma utilizar: Blogger ou Wordpress?

Vai depender realmente dos seus objetivos e características do site. Assim como você deve optar entre um blog ou um wiki para seu site (a plataforma colaborativa wiki pode ser a melhor solução em alguns casos específicos), você deverá escolher entre o Blogger ou Wordpress segundo as complexidades do site e outros objetivos.

Estudei vários artigos na Internet, e selecionei abaixo 3 páginas que dão uma boa ajuda na decisão.

Battle of The Blogs: Blogger vs. WordPress

Artigo de março de 2006. O Blogger já melhorou depois disso (e provavelmente o Wordpress também) e corrigiu algumas deficiências, mas é uma ótima introdução ao tema.
Blogger vs. Wordpress 10 Features for Beginners
Artigo de novembro de 2006. Como no caso acima, o Blogger já melhorou e corrigiu algumas deficiências, mas o artigo é bom.
Blogger vs Wordpress from a SEO point of view
Este é um artigo recente, de setembro de 2007 e aborda especificamente um ponto-chave da maioria dos casos de sites: a otimização em buscadores (sites de busca), ou seja, SEO (Search Engine Optimization).

Conclusões:

Wordpress: Ideal para sites onde se busque uma caracterização que esconda estar sobre uma plataforma de blog e se busque recursos adicionais e mais complexos (plugins). Para um trabalho adequado, torna necessário que você mesmo hospede as páginas e tenha um nome de domínio. É mais complexo que o Blogger, e mais difícil, exigindo alguns conhecimentos de HTML, o que atrapalha se queremos montar um site simples para ser mantido por pessoas leigas em princípios de programação. Muitos modelos de templates. Leva um tempo maior para ser indexado pelo Google (é só mais um site, enquanto que um blog no Blogger já está lá dentro do Google). Um dos artigos diz que não pode monetizar com o Google Adsense, o que duvido... será???

Blogger: Ideal para iniciantes e pessoas comuns. Recursos mais simples, mas dispensa totalmente o conhecimento de HTML. Rápido e eficiente. Poucos modelos de templates, mas customizáveis nas cores, fontes e se preciso, diretamente no código fonte. Atualmente já permite hospedar as páginas em nosso próprio servidor, se desejarmos, mas é dispensável. Já permite utilizar o nosso próprio domínio para o blog, mesmo hospedando no Google. Indexação rápida no Google (menos de 24 horas) e facilidades para inserção de anúncios do Google Adsense.


Minha opinião?
Se você tem experiência e sabe exatamente o que quer, vai saber se quer o Worpress ou mesmo outras plataformas (wiki, programas CMS [sistemas de gerenciamento de conteúdo] como o Joomla, etc.)... bom, nesse caso, VOCÊ JÁ FEZ A SUA OPÇÃO. Se não tem experiência, não entende nada de HTML, não sabe bem o que quer, ou quer simplicidade e rapidez na implantação, ou quer que outras pessoas trabalhem no site praticamente sem precisar treinamento prévio, ou se quer rapidez na indexação em sites de busca... utilize o Blogger.