quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Busca Universal

Fonte: UnderGoogle
Original: Você está preparado para a Busca Universal

O artigo mostra como se posicionar bem nas respostas às buscas do Google não se baseia menos hoje em páginas com formatação otimizada para as ferramentas de busca e mais em uma série de mídias alternativas, como imagens, vídeos, mapas e blogs, entre outros, que podem vir de sites e serviços diversos, especialmente o Youtube, mas abrangendo também o WebPicasa, Google Maps, etc.

Com a maior amplitude de conteúdo diversificado nas respostas, a visitação gerada pelas buscas deixa de se limitar às 3 primeiras respostas (após essas, o número de cliques é muito pequeno) para ampliar-se por uma gama maior de posições na página de resposta e abranger melhor os links patrocinados.

Os dois gráficos abaixo mostram esse efeito em duas páginas de respostas do Google.

No primeiro mostrando uma busca clássica, onde os cliques se concentram nas primeiras 3 posições da lista e no primeiro link patrocinado:


No segundo mostrando uma busca universal, com múltiplas sugestões, valorizando uma gama maior de posições na lista de resposta e mais posições nos links patrocinados:


Leia mais no artigo original.