terça-feira, 17 de julho de 2007

O mercado quer e está pronto para os blogs

Postagem de Wagner Fontoura no seu blog Boombust.blog.br.

O mercado quer e está pronto para os blogs

Está nascendo uma nova profissão. Blogar logo logo terá reconhecimento legal como atividade profissional e o início disso já se deu, de fato, lá atrás, quando alguém, corajosamente, decidiu buscar remuneração a partir da qualidade das postagens do seu blog - instrumento até então visto com preconceito e descaso.

Aliás, preconceito e descaso eu vejo até hoje, no próprio seio da blogosfera. Quando se fala de profissionalizar a atividade leio um monte de gente dizendo “credo! nunca! isso está errado! isso é feio!”… puro preconceito e bobagem. Até porque já não dá mais pra mudar o curso desse rio. O cenário está montado.

Claro que há muita gente sem qualquer noção do “como fazer” se prontificando a ensinar o caminho das pedras - rs. Cuidado! Não existe almoço grátis. Uma profissão é coisa para… profissionais; e profissionais não nascem prontos. Exige “escola”, conhecimento, vivência, expertise. Tudo isso se conquista e dá pra aprender fazendo. E tem gente muito boa sim fazendo escola, conquistando credibilidade, experimentando coisas, pondo a cara a tapa e (já) merecendo reconhecimento - seja do seu público ou do mercado, que está sempre atento ao que merece crédito.

Muito tem sido dito sobre isso por blogueiros muito mais experimentados e tarimbados do que eu. Vou listar alguns links que expressam pontos de vista que eu acho interessantes:

E não é que o Mercado está descobrindo os blogs? do Carlos Cardoso - cujo trabalho aprendi a respeitar e admirar, apesar de não gostar o tempo todo do seu estilo. Sei que muita gente não vai gostar de ler isto, mas pra mim o Cardoso está sim um ou dois (ou alguns) degraus acima dos demais melhores blogueiros em atividade no Brasil e merece ser reconhecido não só pela qualidade do que produz, mas pelo seu pioneirismo corajoso e persistente.

Quero um tema novo, de graça. do Bruno Alves - cujo blog já presta à própria blogosfera um trabalho de valor inestimável e qualidade a toda prova. O Bruno, na minha opinião, alia seriedade, competência e profissionalismo à sua personalidade colaborativa - uma qualidade escassa na blogosfera, tão movida por vaidades.

Ascensão e queda, dê a faca que eles vão te apunhalar - do Novo Mundo.org, outro veículo que, sob meu ponto de vista, está pronto para se tornar uma empresa.

O Fábio Seixas tem lá seus pontos de vista que nem sempre se conciliam com a blogueirada que se dedica aos seus veículos, mas é, por si só, uma referência de como utilizar-se da web de forma profissional e competente. Sobre sua nova empreitada e sobre outra mostra da ascensão dos blogs na mídia, sugiro ler no link do grande Inagaki - FizTV e WeShow. Aliás, quem pode dizer que não apostaria num blog como o Pensar Enlouquece, Pense Nisso como mídia profissional de credibilidade?

O simples fato de blogueiros estarem sendo chamados por empresas de renome e/ou startups para avaliarem seus lançamentos e produtos já diz o óbvio. Não há o que duvidar. Algo está prestes a acontecer, há uma demanda nova, um novo mercado que já começou a ser conquistado.

Que ninguém se iluda: poucos estão realmente maduros para essa empreitada. Mas muitos podem se por a caminho - ou manterem-se nele (aqueles que já estão). Há sim oportunidades reais de fato se mostrando. Mas há, sobretudo, muito barro a ser amassado por quem está apenas começando. Quem sou eu pra aconselhar, mas sugiro que leiam muito (e leiam coisas que se prestem aos seus propósitos - ou seja, leiam principalmente nossos pares que estão já lá na frente), capacitem-se (inclusive academicamente), cada um na sua área - seja tecnologia, negócios, marketing, humor, ou o que seja. Nada novo aí. Capacitação é básico, é o mínimo. E estejam atentos… “as idéias estão no chão - você tropeça e acha a solução” (Titãs).

(*) PS - Sugiro ainda que leiam (inclusive os comentários): Faça o que eu digo… do excelente BlogAjuda (acreditem, nós todos precisaremos de muita ajuda nessa hora - rs) ;)

Grande abraço!

Wagner Fontoura