sexta-feira, 28 de março de 2008

Google AdManager - Gerenciando anúncios em seu site

Uma das maiores necessidades em um site, e que sempre me preocupou por ser também um dos maiores problemas com que temos de lidar, é um GERENCIADOR DE ANÚNCIOS.

Afinal, não basta vender um banner e colar nas suas páginas!

É preciso gerenciar: em que páginas colocar, qual anunciante colocar na página mais relevante e eficiente para ele, em que cidades publicar o anúncio, como melhor distribuir a cota de banners comprada, como precificar o posicionamento, fazer relatórios claros e eficientes para o anunciante e para mim que ajudem no controle, planejamento e remanejamento da campanha... e muito mais!

No meu caso, virginiano e perfeccionista, a falta de soluções adequadas para essas necessidades simples sempre me fizeram adiar a venda de publicidade em meus sites, esperando o momento em que eu pudesse criar uma ferramenta que pudesse fazer uma venda "honesta" (no sentido de dar a solução justa ao anunciante e não fazê-lo pagar por exposições ineficientes de seu anúncio).

De 2007 para cá as coisas mudaram quando adotei a parcerias do Google Adsense em meus sites... Em 2007 ficou mais simples receber os pagamentos do Google (diretamente na conta bancária brasileira, em vez de cheques americanos) e então adotei a inserção de anúncios deles. Eles mesmos captam os anunciantes (pelo sistema Google Adwords, voltado para anunciantes), inserem os anúncios certos nas páginas certas (relevantes ao tema da página, complementando em vez de atrapalhar) , fazem os relatórios para o anunciante e para mim, cobram do anunciante e me pagam... tudo simples e eficiente!

Só restava uma lacuna: como meus sites são muito especializados, especialmente na área médica e odontológica, eu não aproveitava ainda a oportunidade dos anúncios negociados diretamente com anunciantes específicos que eu poderia facilmente contactar e conquistar para meus sites, mas para os quais eu não tinha ainda a ferramenta certa de gerenciamento de seus anúncios.

E se uma loja de materiais dentários quisesse ter comigo um anúncio permanente nas páginas do Dentistas.com.br exibidas apenas em uma cidade, digamos, Porto Alegre?

Ou como fazer se uma indústria no ramo de instrumental cirúrgico estivesse começando a distribuição de um novo produto inicialmente apenas no estado de Minas Gerais e quisesse anunciar apenas ali (em Minas) e apenas em páginas com o tema de cirurgia, nos sites Cardiologia.com.br e Cirurgia.com.br?

Necessidades simples para quem anuncia... e importantes!
E que eu não podia ainda atender.

Mas eis que o Google (sempre o Google...) está anunciando (no momento em versão de testes em alguns sites apenas) a solução que vai mudar isso: o Google Ad Manager!

Fonte: Google Blogoscoped

Google is testing a new product they call Ad Manager. This free and currently invite-only service is supposed to be a framework for webmasters, helping you to sell your ad space. It sounds like an interesting offering for all those who directly sell their ad space on some of their sites, because this Google wrapper could e.g. simplify setting up reports for advertisers. Google in return would then make money simply due to the chance that you will (completely optionally) accept their AdSense ads to show whenever you don’t have advertisers yourself.


Cada vez mais eu gosto mais do Google e de sua filosofia de oferfecer serviços online GRATUITOS, cobrando não do usuário, mas sim dos anunciantes, que se interessam - e ganham - na exposição de sua marca em nossos serviços. Como a TV aberta faz!
Ao contrário do que a Microsoft sempre fez, cobrando por tudo e ainda tratando os usuários como bandidos sempre que usavam uma cópia não comprada e registrada de seus produtos... ao pé da lei da Microsoft quase toda a população do planeta que usa PCs já agiu na ilegalidade um dia... ou está agindo agora.


O Google é DEZ!
Aliás, como o próprio nome diz... é zilhões de vezes mais que isso! rs

Google Ad Manager: em breve, pertinho de você, em um de nossos sites!