sábado, 7 de junho de 2008

Como fazer dinheiro com conteúdo gratuito na Internet

Fonte: WIRED
Original:
Make Money Around Free Content
Ao ser questionado sobre o que é um "Modelo de Negócios baseado em Mídia", Fred Wilson do Blog "A VC" de Venture Capital, respondeu:

"Muitas aplicações de Internet serão monetizadas com algum tipo de modelo de negócios baseado em mídia. Não pense em banners quando eu digo isso. Pense que há várias maneiras pela qual a audiência ao seu site pode gerar remuneração por parte das empresas e pessoas que querem aquela atenção."

A teoria da Cauda Longa, de Chris Anderson, editor-chefe da revista americana de tecnologia WIRED, mostra que com a Internet os nichos e a especificidade passam a ser atingíveis pela publicidade. Ferramentas como o Google AdSense agrupam anunciantes pequenos e grandes, com focos específicos de audiência, e distribuem seus anúncios em sites de qualquer tamanho, diretamente nas páginas que tenham o conteúdo e audiência (por perfil e até por localização) exatos que o anunciante busca.

Esse é ponto central do GRÁTIS, ao menos em sua forma online.

Quando as pessoas pensam "modelo de negócios baseado em mídia", elas usualmente pensam em anúncios. Essa é uma grande parte do negócio, mas ele vai mais além.

Esta é a minha lista dos modelos de renda da indústria da mídia, todos baseados em conteúdo gratuito ou semi-gratuito:

  • anúncios tipo CPM ("custo por mil exibições"; banners online e anúncios em mídia impressa, TV e rádio)
  • anúncios tipo CPC ("custo por clique"; como os anúncios do Google Adsense e Adwords)
  • CPT ("custo por transação"; você paga apenas se o cliente trazido pelo anúncio se tornar um cliente pago. Aqui está um exemplo.)
  • Contatos (você paga por contatos qualificados que são clientes potenciais)
  • Autoresponder Memberships (pessoas pagam por emails; veja o vídeo)
  • Assinaturas
  • Afiliações e comissões (Amazon, Submarino, Produtos + Clickbank)
  • Aluguel de listas de assinantes
  • Venda de informação (dados sobre usuários e estatísticas)
  • Licensa de marca (pessoas pagam para usar a nossa marca e endôsso)
  • Licensa de conteúdo
  • Incentivo para os usuários criarem conteúdo gratuitamente, aplicando uma das formas acima para monetizar os acessos. (Como o Digg.com ou o Reddit da Wired)
  • Upgrade de serviços ou conteúdo
  • Formas alternativas (PDF; impressão; etc.)
  • Serviços customizados
  • Eventos ao vivo
  • Souvenirs e Merchandise
  • Custo por instalação
  • E-commerce
  • Patrocínios (publicidade baseada em período de tempo, e não em número de impressões ou cliques)
  • Listagens (receita por listar coisas como empregos, eventos, etc. no site)
  • API Fees (receita de terceiros para acessarem funções de seu site)
  • e outras (ver artigo original)


TRADUÇÃO LIVRE
do artigo original da WIRED:
Make Money Around Free Content

Artigos recomendados:

Matéria de capa da WIRED: Free! Why $0.00 Is the Future of Business

Entrevista com Chris Anderson, editor-chefe da Wired, sobre Cauda Longa