segunda-feira, 5 de março de 2007

Internet: Administrando a migração da audiência

Original: Em Meio & Mensagem

(RG)
05/03 - 17:39

Uma das questões que mais sensibilizam os anunciantes e os profissionais de mídia é a migração de audiência provocada pela internet.


Suzana Apelbaum, da agência Africa:
Segmentação é a bola da vez

Uma das questões que mais sensibilizam os anunciantes e os profissionais de mídia é a migração de audiência provocada pela internet. No painel Migrando a Audiência e Anunciantes: Como a Mídia Está Administrando Isso? estarão presentes como debatedores André Mantovani (diretor geral da MTV), Flávio Pestana (diretor geral da Gazeta Mercantil) e Rafael Davini (vice-presidente de vendas publicitárias da programadora TBS), mediados por Suzana Apelbaum (diretora de criação da Africa).

Para Suzana, a grande temática a ser discutida pelos profissionais convidados é justamente a mudança no comportamento de consumo de mídia, em especial do público jovem. “Antes bastava anunciar na MTV que estava tudo resolvido, mas hoje não se pode mais esquecer da internet”, diz. Ela também aponta a segmentação como um importante tema a ser debatido no bloco. “É interessante saber falar com o público que interessa, trabalhando dentro dessas possibilidades e sem perder o impacto”, avalia Suzana, destacando os setores bancário e automotivo como os mais envolvidos com o mundo online.

O executivo da MTV, porém, diz que não considera o termo migração o mais apropriado para o fenômeno que se tem observado. “Há uma visão diferente. No meu entender, não há migração, mas um acúmulo de consumo de mídia. Os adolescentes estão dormindo menos, ficando mais tempo ligados. As pessoas se falam menos diretamente e mais por aparelhos”, comenta Mantovani, que promete levar dados ao debate para corroborar a tese.

Nesse cenário, ele acredita que o grande desafio dos anunciantes é estar com sua mídia mais pulverizada, diferenciada e adequada a cada meio. “É um desafio enorme para os criativos”, aponta Mantovani. Ele descarta qualquer impacto na audiência da TV e argumenta que cada tipo de mídia estabelece um vínculo diferente com os vários gêneros de conteúdo. “A qualidade desse vínculo é que faz a audiência. Por isso falamos que a maneira dos jovens de assistir à MTV é diferente”, afirma, lembrando que uma recente pesquisa do Datafolha apontou a MTV como a quinta mais citada pelos entrevistados, mesmo sem ter o mesmo volume de audiência de canais que ficaram atrás dela no levantamento.

Original: Em Meio & Mensagem