segunda-feira, 5 de março de 2007

Revolução digital na mídia

Encontro internacional discute os caminhos que a internet aponta para o negócio da comunicação

Original: Em Meio & Mensagem
05/03/07 - 17:46


McDonald: uso de métricas digitais aumenta resultados e diminui desperdícios

A internet deixou claro, em 2000, que mudaria a história, mas a explosão da “bolha” no ano seguinte, na Nasdaq (bolsa de valores em que são negociadas as ações das empresas de tecnologia), e os prejuízos em série sofridos por quem foi com muita sede ao pote esfriaram as estimativas mais otimistas. Superados os traumas iniciais e com a maturidade do negócio, alcançada graças à evolução da banda larga, ninguém mais duvida de que a web é tudo aquilo que se imaginava no princípio — e mais um pouco.

Com o objetivo de discutir os efeitos que a revolução digital está promovendo na mídia e na comunicação, Meio & Mensagem, em parceria com a agência A5, realiza nesta terça e quarta-feiras (6 e 7), no World Trade Center, em São Paulo, a primeira edição do Proxxima – Encontro Internacional de Comunicação Digital. Participam dos debates mais de 30 profissionais brasileiros e estrangeiros, convidados para dois dias de palestras e painéis em torno do tema. O evento conta com o apoio institucional do Interactive Advertising Bureau (IAB), entidade que representa os principais portais de internet do País, e os patrocínios de Petrobras, Bradesco e Fiat.

Uma das discussões mais comuns acerca da evolução da internet é se as publicações virtuais vão substituir as impressas. Este será o tema da primeira palestra, a ser realizada às 9h30, no dia 6, com a presença de Drew Schutte, diretor editorial da Wired, revista de tecnologia mais influente do mundo. Para ele, a vida das publicações impressas será eterna: “Acho que sempre existirão pessoas que preferem ler algo no papel, com fotografias atraentes, e que você possa carregar para todo lugar”, avalia.

Em sua apresentação ele também contará a história da Wired, inaugurada em março de 1993, pouco antes do estouro comercial da internet. Com a idéia de falar de tecnologia a partir dos impactos que ela provoca na cultura, na economia e na política, a revista ficou associada à bolha de investimentos que se seguiu e ao posterior desaparecimento de uma série de negócios ligados à rede. Cinco anos depois, a Wired viveu o melhor ano de sua história, e consolidou-se como referência em 2006, com uma circulação estabilizada em 600 mil exemplares. Os outros palestrantes da terça-feira serão T.S. Kelly, vice-presidente e diretor de pesquisa da Media Contacts Global (rede internacional de agências de marketing interativo do grupo Havas), e Leonardo Xavier, executivo da Telvox.

Uma das apresentações mais aguardadas do evento, no dia 7, é a do inglês Nigel Morris, principal executivo da Isobar, que acaba de adquirir o controle acionário da AgênciaClick. Intitulada Comprando ou Criando uma Mídia: Como Gerar Sedução para Manter a Atenção?, a palestra terá como moderador Mauro Calliari, vice-presidente da Editora Abril.

Victor Kong, o vice-presidente de estratégia de novas mídias da MTV Networks Latin America, vai falar na quarta-feira sobre os desafios de se comunicar com o público jovem nesse novo cenário e sobre o potencial da publicidade na web, com destaque para o Brasil — que hoje já representa 70% do mercado publicitário do segmento na América Latina. O quinto convidado internacional é Kirk McDonald, vice-presidente da Atlas and Drivepm, empresa responsável pela gestão de 80% de todo o mercado norte-americano de métricas digitais de agências e anunciantes. O executivo discorrerá a respeito de como utilizar novas e tradicionais tecnologias e visões analíticas de mídia digital visando aumentar os resultados e diminuir desperdícios.