segunda-feira, 4 de junho de 2007

Comunidade virtual otimiza relacionamento no segmentos de saúde

Esta é uma entrevista de 2001, mas sobre um tema sempre atual: comunidades em saúde. Vale a pena ler, e sempre valerá a pena reavaliar o assunto.


O médico Aron Belfer tinha o sonho de montar uma comunidade em que a classe médica pudesse trocar informação e experiências de forma ágil e segura. Hoje esse sonho já é uma realidade e se chama RedeMD.

Kelli Gonçalves, PC World
12/07/2001 12:52:17


PC World Como está o uso da tecnologia da informação no setor médico?
Aron Belfer Tem dois grandes segmentos. Na área administrativa, além das ferramentas para gerenciamento de clínicas e consultórios, estamos vendo os primeiros passos do cartão nacional de saúde. Há ainda o prontuário eletrônico de pacientes, que enfrenta grandes problemas devido à falta de uma padrão específico, mas já estamos em fase final de definição de um padrão mundial. Quando isso estiver resolvido, sem dúvida, facilitará muito o acesso à informação dentro da área médica. O outro grande segmento é o que trata do oferecimento de imagens e comunicação entre os membros da classe médica, que é onde se encaixa o projeto da RedeMD (http://www.redemd.com.br).

PC World O que é a RedeMD?
Aron Belfer Nosso objetivo foi criar um processo que facilitasse a comunicação entre pessoas da área de saúde, criamos uma comunidade.

PC World E como foi realizado esse projeto?
Aron Belfer Buscamos um formato que permitisse uma comunicação fácil e ágil entre os profissionais. Um dos pontos principais é que esse sistema deveria ser assíncrono, o que para a área médica é fundamental, já que as pessoas trabalham em horários diferentes, em locais diversos e ainda há a questão do fuso horário, no caso dos envolvidos estarem em países distintos. Não estou duvidando dos benefícios da comunicação síncrona, como a videoconferência, mas para a classe médica, tenho certeza de que o e-mail resolve a situação com mais eficiência e praticidade.

PC World Qual o modelo de comunicação adotado na RedeMD?
Aron Belfer Procuramos por algo que pudesse ter a clareza da videoconferência, mas que utilizasse uma forma de comunicação mais flexível. Então encontrei um software nos Estados Unidos, desenvolvido por um brasileiro chamado Norbert Chien, que se encaixaria perfeitamente dentro da comunidade que eu pensava em criar.

PC World Mais do que uma forma de comunicação, então, você buscava uma ferramenta?
Aron Belfer Na verdade, tudo está relacionado. Eu queria criar uma comunidade para a área de saúde e, para criar essa comunidade, eu precisava de uma ferramenta para que os usuários se comunicassem e trocassem opiniões de exames e casos clínicos e experiências. Eu queria que essa comunicação fosse de forma assíncrona.

PC World Qual é o software que a RedeMD utiliza?
Aron Belfer Chama-se eTeam. Ele é um aplicativo muito fácil de ser utilizado, o que é uma grande vantagem, porque o médico ou profissional de saúde nem sempre tem muita familiaridade com a informática.

PC World O que o médico pode fazer usando o software?
Aron Belfer Ele pode enviar um exame para um colega, fazer anotações na imagem, circulando locais ou destacando pontos obscuros. Além disso, pode, em vez de escrever, gravar sua própria voz e receber comentários dessa mesma maneira. É uma maneira mais natural de comunicação, mas rápida do que ele ter de escrever suas dúvidas ou observações. Eu vejo essa facilidade como um dos pontos fortes do eTeam.

PC World Mas os arquivos não ficam pesados demais? Ou você parte do pressuposto de que todos os usuários têm aceso em banda larga?
Aron Belfer Não, os arquivos são os menores possíveis. Eu não queria depender só de banda larga, porque sei que não são todos os profissionais que têm acesso à Internet dessa forma. Dentro do software, há um compactador bastante eficiente que permite que o acesso às informações seja feito tanto por usuários de equipamentos mais modernos e sofisticados quanto de modelos mais antigos, justamente para garantir a participação de profissionais fora do eixo Rio-São Paulo.

PC World E isso tem acontecido?
Aron Belfer Claro. Eu sempre acreditei que os prinicpais ganhos dessa disponibilidade de informações e de troca de experiências atingem tanto os usuários de outrso estados quanto os de cidades do interior de São Paulo ou em locais afastados do País. Nos grandes centros, o profissional pode recorrer a bibliotecas, colegas de outros hospitais ou universidades.

PC World E esse software está à venda?
Aron Belfer Ele está disponível para os associados da RedeMD. Isso porque o software é apenas um dos serviços oferecidos pela RedeMD. Na verdade, ela vai muito além disso, sendo realmente uma comunidade para a classe médica. Instituições ou médicos cadastrados podem inclusive o usar o software para produzir conteúdo.

PC World Produzir conteúdo para a comunidade?
Aron Belfer Exatamente. Um dos serviços oferecidos pela RedeMD é o conteúdo de cursos e palestras, com imagens e gravações de áudio. Os cadastrados podem utilizar o conteúdo que está na rede ou gerar conteúdo próprio.

PC World Mas esse conteúdo é pago?
Aron Belfer Sim. Vamos supor que um usuário coloque na comunidade um curso sobre cuidados com a ingestão de medicamentos. Cada vez que o curso for acessado, o autor receberá por esse acesso, que será pago pelo usuário interessado em ler o conteúdo. A RedeMD não está envolvida nessa negociação, é apenas o ambiente que propicia essa troca de conteúdo. No final do mês, é feita uma relação do que foi acessado ou ofertado por cada usuário. Então ele efetua o pagamento ou recebe a quantia que for devida.

PC World O que a pessoa precisa para ser um associado da RedeMD?
Aron Belfer Precisa se cadastrar no site, precisa ser da área de saúde, enfermeiros, desenvolvedores de equipamentos e soluções para a área médica, laboratórios, hospitais, clínicas. Há uma área mais reservada ainda que só permite o acesso de médicos.

PC World Que tipo de serviço a RedeMD oferece?
Aron Belfer Além do conteúdo de cursos e treinamentos, permite que os usuários troquem exames, com anotações ou explicações em aúdio, o envio de resultados de exames complexos, não apenas aqueles textuais, como endoscopias, ressonância magnética, biopsias, entre outros.

PC World Mas isso acontece por e-mail?
Aron Belfer O e-mail é muito inseguro, você nunca tem muita certeza se ele chegou, se foi aberto pela pessoa certa, se ela leu. A RedeMD, entre outras coisas, faz na área de exames, e aí existe uma parte manual, humana, que monitora o recebimento e a abertura desse e-mail.

PC World Você poderia dar um exemplo de como a RedeMD pode agilizar o atendimento aos pacientes?
Aron Belfer Vamos tomar como exemplo um hospital que seja associado à Rede. O médico passa pela manhã para visitar o paciente que está internado, solicita alguns exames para saber se poderá ou não dar a alta. Só que os exames demoram duas ou três horas para ficar pronto e, nesse horário, o médico já foi embora. Num caso comum, o paciente teria de esperar até o dia seguinte para receber nova visita do profissional e a alta. Com a RedeMD, isso não acontece. O hospital encaminha o resultados dos exames, com imagens e tudo o mais, para o médico, que pode acessar as informações de seu consultório ou em outro local que estiver, avaliar os exames e tomar as mediadas terapêuticas necessárias ou mesmo dar alta para o paciente.

PC World E a segurança e sigilo dos dados, existe alguma preocupação em relação a isso?
Aron Belfer Existem vários níveis de proteção de senha. Há uma senha de login, que pode ser de conhecimento não apenas do médico, mas também de sua secretária ou assistente, para checar se determinado exame chegou e fazer o download de arquivos. Mas essa senha não permite o acesso às informações que estão no interior da mensagem. Para abrir os arquivos, é necessária uma outra senha.

PC World A RedeMD oferece o suporte técnico também?
Aron Belfer Sim. Se o usuário estiver dentro da RedeMD, utilizando o software eTeam, ele pode capturar o erro, porque o software trabalha muito com captura de imagem da tela e envia para o e-mail do suporte. Não precisa nem colocar áudio ou explicações escritas, basta enviar a tela com o erro. E esses erros ou dúvidas estão gerando uma seção na comunidade de perguntas e respostas, que pode ser acessada pelos usuários.

PC World Que empresas já se associaram à RedeMD?
Aron Belfer Colégio Brasileiro de Radiologia, Sociedade Brasileria de Patologia, AACD, Hospital Santa Paula, Unidade Radiológica Paulista, entre outros. Essa lista não é fixa, porque estamos sempre recebendo novas adesões.

PC World Quantos médicos estão cadastrados na comunidade?
Aron Belfer Esse número também não é fixo, mas no momento devemos ter cerca de 1,5 mil médicos cadastrados.

PC World Qual o perfil da receita RedeMD?
Aron Belfer O usuário paga uma mensalidade e tem direito a utilizar todo o site, o software e os serviços disponíveis. A segunda fonte de receita provém das transações efetuadas dentro da rede, sejam elas de cursos ou de treinamentos. O usuário paga uma taxa sobre isso.