quarta-feira, 6 de junho de 2007

Um novo paradigma - o relacionamento à distância

Fonte: Original em Feiras do Brasil

A cada dia que passa cresce o número de pessoas no Brasil trabalhando a partir de suas próprias residências. O escritório em casa começa a deixar de ser visto como um negócio de "fundo-de-quintal".

Nas grandes cidades o benefício é enorme. Além de proporcionar mais qualidade de vida para quem consegue viabilizar a alternativa de trabalhar em sua própria casa, o ganho de produtividade é excepcional.

Esta semana o experiente promotor de eventos, Lemos Britto, proporcionou ao mercado uma demonstração dessa tendência. Montou em seu evento Brasiltec 2003, uma casa com 8 suítes e nela "internou", durante quase uma semana, um grupo formado por oito profissionais liberais, de diferentes especialidades, que ficaram trabalhando como se estivessem em seus próprios escritórios e podendo ser observados pelo público presente ao evento e também através de câmeras instaladas nos ambientes da casa.

Uma das participantes, a arquiteta Eliane Adesse, é consultora do portal Feiras do Brasil. Além de especialista em coordenação de projetos para empresas de construção civil, ela, por experiência própria, acabou por se tornar uma profissional muito requisitada para criar soluções de home-office. Foi uma das primeiras profissionais especializadas a estabelecer conosco uma relação de prestação de serviços à distância.

Para nós, do portal Feiras do Brasil, esta têm sido a nossa realidade nos últimos dois anos.
Nossa equipe de trabalho se espalha por todo o Brasil, e avança no exterior em alguns países, em diferentes atividades, que vão desde a identificação de potenciais usuários e expositores, até o trabalho de consultoria para avaliação das propostas de negócios que circulam no ambiente das feiras virtuais que o portal promove.

Cada vez fica mais claro que a solução que o portal disponibilizou para o mercado é um caminho sem volta. A internet é uma tecnologia que, diferente de outras mídias, não é apenas contemplativa. Ela proporciona a interação imediata. E essa característica a torna um meio inigualável de disseminar informação.

A grande alavanca, capaz de transformar pequenos negócios em grandes corporações, sempre foi e sempre será a comunicação. Quando pequenas empresas conseguem se comunicar, de maneira abrangente, com seu universo de potenciais clientes, sua porta de crescimento está aberta. Mais do que isso, está escancarada.

Assim, não têm sido surpresa para nós a velocidade com que as nossas feiras estão crescendo e nem mesmo a expressiva audiência que o portal vem obtendo.
E, tudo isso, graças as modernas tecnologias e aos novos conceitos de parcerias e prestação de serviços que a nova economia proporciona.

Quando presenciamos aqui, diariamente, a eficácia do meio internet como fonte de ampliação de mercados, de multiplicação de negócios, de estabelecimento de parcerias, não podemos deixar de "saborear" o orgulho de ser parte desses serviços que estão inovando a maneira de trabalho de pessoas e empresas. Estamos integrados no processo que pode ser batizado como "e-relationship" ou como preferimos chamar aqui de "relacionamento inteligente à distância".

E sempre com a certeza de que novas tecnologias surgirão e possibilitarão que tais serviços sejam continuamente melhorados, tornando a vida dos nossos Usuários e Expositores cada vez mais produtiva e eficaz.

Fernando Lummertz
Editor-chefe do 2B-News, a revista eletrônica do maior portal de feiras de negócios da Internet no Brasil.

Fonte: Original em Feiras do Brasil