terça-feira, 8 de abril de 2008

Lawrence Ng: US$200 milhões por ano em renda com Internet

Fonte: DN Journal
Original
: Born to Run: How Oversee.net Co-Founder and CEO Lawrence Ng Built a Company with $200 Million in Annual Revenue Before His 30th Birthday

Os trechos abaixo foram traduzidos por nós

A onda de consolidação da indústria de domínios dos últimos anos gerou alguns gigantes. A Oversee.net é certamente uma delas, reunindo algumas das mais conhecidas marcas em seu espaço, incluindo DomainSponsor.com, SnapNames.com e Moniker.com.

A Oversee possui cerca de 600,000 domínios e, através da DomainSponsor.com eles monetizam cerca de 2 milhões de domínios de outros proprietários. (...)

A renda anual da companhia alcançou os $200 milhões de dólares em 2007 (acima dos US$125 milhões do ano anterior).

Construir um império como esse é uma jornada para uma vida inteira para a maioria dos homens de negócio, por isso é difícil de acreditar que o enérgico CEO (chefe-executivo) e co-fundador da Oversee, Lawrence Ng, tenha apenas 29 anos de idade. Ng e seu colega dos tempos de escola, Fred Hsu, começaram a Oversee do zero em 2000, logo após o famoso "estouro da bolha", quando todos achavam que o "o jogo tinha acabado". Ng e Hsu se recusaram a acreditar naquilo.
Nota minha: e fizeram da queda de preço dos domínios uma oportunidade!

Ng speaking at the 2008 DOMAINfest
Global conference in Hollywood, CA

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Ng nasceu em Hong Kong e sua família emigrou para os Estados Unidos quando ele tinha apenas 3 anos de idade. (...) In 1998 Ng se mudou para Los Angeles e estudou na University of Southern California. Enquanto estudava ele também trabalhou numa nova companhia de publicidade em Internet chamada Startpath. Fred Hsu, que estudava ciências da computação, também foi trabalhar na Startpath. Ele e Ng se encontraram lá e começaram um relacionamento que mudaria suas vidas para sempre.

Na Startpath eles aprenderam tecnologia e táticas para gerar tráfego em sites. Entretanto, com o "estouro da bolha .com" em 2.000 a Startpath foi uma das muitas companhias e tecnologia que entraram em colapso e quebraram. Ng ainda estava excitado com o que aprendera - tanto que, apesar do clima desfavorável para companhias iniciantes naquele momento, ele decidiu abrir a sua própria companhia. “Fred e eu notávamos a importância e a qualidade do tráfego de Internet e decidimos nosso conhecimento em publicidade online, formas de tráfego e otimização de buscas (SEO) para criar a Oversee. Isso num momento que a muitos estavam abandonando a Internet”, comenta Ng.

“Acho que o mais interessante na criação da Oversee foi o 'timing'. Não havia nenhuma empresa de venture capital disposta a financiar empresas baseadas em Internet. Eu previ como a Internet poderia realmente mudar o mercado de publicidade. Isso era possível tomando uma aproximação científica, adicionando métricas de performance que trariam resultados quantitativos aos clientes. Nós rapidamente entendemos que o tráfego de qualidade na Internet levaria a um futuro de sucesso para a Oversee,” acrescenta Ng.

“Assim, pegamos nossas modestas economias e começamos a Oversee sem nenhuma ajuda de fundos de investimento. Começamos com um pequeno escritório na parte baixa de Los Angeles. Não era uma área bonita! Ron Sheridan foi nosso primeiro empregado”. Ele foi um tacada precisa (como de 1 em 1.000) e, começando com 10.000 dólares, Ng and Hsu venceram todas as adversidades.

“A Oversee experimentou um tremendo crescimento nos últimos sete anos, aumentando a escala de cada um de nossos negócios de serviços de domínios e de markewting”, diz Ng. “DomainSponsor foi o grande começo de tudo isso e hoje monetizamos 2,5 milhões de nomes de domínios. Nós também temos uma linha de crédito de US$100 milhões com o Bank of America para abastecer o crescimento da companhia através de novas aquisições.”

“Nossas aquisições do SnapNames e Moniker foram baseadas na premissa de que queríamos entrar no espaço de pós-venda de domínios (aftermarket space) e aumentar nossa fatia na indústria de domínios, nos tornando um posto completo de abastecimento ('one-stop shop') para donos de domínios e investidores. Então o Oak Hill Capital Partners, uma firma de private equity, investiu US$150 milhões em nós" Ng comenta. "Nós planejamos usar o investimento para aumentar nosso crescimento orgânico e adquirir tecnologias que aperfeiçoem nossa suíte de serviços de marketing online para a indústria de nomes de domínios.”

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Ng não é do tipo que gosta de falar de si próprio, mas quando pressionado a falar sobre os atributos que o ajudaram a fazer da Oversee aquilo qie ela é hoje, Ng diz que “acredita que ele é humilde na sua abordagem empresarial. Sempre há um modo de fazer as coisas melhor. Para mim, sempre haverá um novo objetivo a alcançar para ajudar a melhorar a minha própria experiência, aperfeiçoar o talento da equipe e fazer crescer as métricas do negócio. Há uma quantidade significante de coisas para se aprender sobre negócios. Eu prevejo que a companhia continuará a expandir, aumentando e aperfeiçoando serviços tanto nas divisões de domínios como de marketing”.

O rumo da publicidade em Internet e da indústria de domínios tem um grande impacto sobre as fortunas individuais da Oversee. O faturamento de venda de anúncios na Internet vem explodindo ('booming') nos últimos anos, numa faixa de 30% ao ano. Ng comenta, “Eu não necessariamente caracterizaria que a publicidade na Internet esteja experimentando uma explosão ('boom'). Isso passa a mensagem de que existiria a possibilidade de um término no horizonte. Eu acredito que é melhor dizer que tem havido um crescimento constante devido ao retorno gerado aos anunciantes. Além do mais, a mídia da Internet oferece precisão de alcance e de métricas que não poderiam ser experimentadas com outras formas de anúncio.

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Embora ninguém possa prever o que o futuro trará, a abordagem de Ng será, como tem sido ao longo de sua vida, fazer a sua própria sorte através de trabalho árduo. "Estamos continuamente procurando maneiras de alargar as nossas atuais capacidades acrescentando novos talentos, adquirindo novas carteiras de nomes do domínio, fazendo parcerias com as organizações certas ou comprando empresas. Nossa meta é encontrar as pessoas certas e as empresas que são capazes de trabalhar com a nossa tecnologia e a nossa cultura. Há muito potencial lá fora!"

É verdade, e isso me lembra o que o lendário treinador de futebol Eddie Robinson disse uma vez: "A vontade de vencer, o desejo de ter sucesso, o desejo de alcançar o seu pleno potencial ... Essas são as chaves que vão destrancar a porta da excelência pessoal". Lawrence Ng é um exemplo do tipo de pessoa que Eddie Robinson falava.