sábado, 5 de abril de 2008

Rick Schwartz comenta preços de domínios. Entrevista para o Domisfera.com.

Source: DomainNameNews
Original
: The deep interview of Domisfera with Rick Schwartz

Picture of Rick SchwartzRick Schwartz começou nos negócios de Internet em 1995, com um investimento de US$ 1800, que transformou em mais de US$20 milhões nos oito anos seguintes. Tornou-se então famoso, considerado um mestre na indústria de domínios, e conhecido como “Domain King” (Rei dos Domínios). Organizador do Targeted T.R.A.F.F.I.C. show, em entrevista para o Domisfera.com, em dezembro de 2007, Schwartz comentou algumas dúvidas comuns relacionadas a domínios na Internet.

Schwartz começou nos negócios de Internet em 1995, com um investimento de US$ 1800, que transformou em mais de US$20 milhões nos oito anos seguintes. Tornou-se então famoso, conhecido como um mestre dessa indústria,

Perguntado sobre se o mercado de domínios americanos não está com preços astronômicos e se não atingiram o limite, Schwartz respondeu que considera os preços baratos para os bons domínios.

Considera que ao montarmos um negócio tradicional é preciso comprar uma propriedade para para poder atuar e considerar coisas como limitação geográfica para atuar, encalhe da propriedade caso o negócio falhe, tempo para estruturar e alavancar o negócio depois de adquirida a propriedade, custos de manutenção como seguros, luz, condomínio, limpeza, segurança... e várias outras despesas e dedicação direta presencial. Com um grande domínio temos menos dor de cabeça e um alcance mundial e instantâneo. Se o negócio falhar, podemos recomeçar em questão de horas ou dias.

Assim, se comparados lado a lado, negócios com domínios (Internet) são muito superiores. Mas, salienta, negócios com BONS domínios, já que também há domínios sem valor cobrando um alto valor. Mas o preço desses cairá com o tempo ou mudança de tendências, enquanto o preço dos bons domínios se manterá sempre firme.

Algumas perguntas e respostas adicionais merecem ser citadas.

Quantos domínios você possui e quantos estão desenvolvidos?

São 5.300 domínios e cerca de 15 desenvolvidos como sites. Cheguei a desenvolver mais de uma centena deles, mas muitos deles se mostraram mais rentáveis e menos custosos em dedicação de tempo como "PPC'.
Sites do tipo PPC são sites simples utilizados para simplesmente hospedarem anúncios e gerarem rendimento do tipo "pay per click", ou seja, com pagamentos por cliques em anúncios. Mundialmente esse tipo de sites utiliza-se de nomes temáticos de domínios que tragam acessos espontâneos, não tem conteúdo e hospedam um diretório de anúncios do Google AdSense e do Yahoo, relevantes ao tema do site, que pagam por cliques. Por não terem conteúdo nem comunidade de usuários, dependem principalmente dos acessos diretos advindos de seus nomes: geram pouca renda individualmente, mas num portifólio de centenas ou milhares de sites (como os 5.300 de Schwartz) a renda passa a ser significativa. Faça as contas: mesmo se ele tiver uma média baixa de apenas 1 dólar/dia por site em anúncios PPC, digamos 30 dólares/mês, o total será de 159.000 dólares/mês, ou 270 mil reais/mês. Por baixo.
Se você tivesse de ficar com apenas um de seus domínios, qual seria?

Eu manteria o que tivesse a maior renda diária ou aquele com maior potencial para implementação de um bom plano de negócios.
Voltando ao tema dos preços de domínios:
Você acha que há uma "bolha" no mercado de domínios, apesar do fundamento que o suporta?

Pode haver uma bolha para domínios ruins, que apenas empresários que negociam domínios (domainers) poderiam comprar e vender, mas que usuários finais nunca teriam interesse para uso real. Eu não sei se "bolha" é a palavra certa. Inflacionado (overpriced) parece melhor. Eu não acho que haja nem haverá uma "bolha". Tudo depende do mercado, e em mercado nós temos tempos bons, tempos ruins e tudo o mais entre eles. O mercado de domínios nunca viu uma "bolha". Mesmo em momentos de crise, domínios sempre serão um sólido investimento. Preços podem recuar em alguns momentos mas depois voltam a subir.

Sobre domínios com nomes significativos e fáceis, que o usuário "experimenta" acessar diretamente, por representarem diretamente o que buscam (type-in):

Você acha que a digitação direta de nome de domínios por afinidade ao tema procurado (type-in) que aumenta o valor dos bons domínios nunca terminará? Aumentará ou diminuirá?

Crescerá. Atingirá o índice máximo? Não sei. Esse tipo de acesso atinge um patamar, se mantém por um tempo e depois volta a crescer. Muito disso depende das características da própria Internet, mas todas as indicações são de que esse tipo de acesso e valor é SÓLIDO COMO UMA ROCHA!
Compartilhando a própria experiência em aquisições e vendas:
Qual foi a sua melhor aquisição? E a melhor venda?

Meus primeiros domínios foram as aquisições mais importantes porque eles formaram o combustível de foguete que me propulsionou. Eu sempre digo que as suas primeiras aquisições são as mais importantes. Minhas primeiras 6 ou 7 compras me custaram menos de US$100.000 no total, e rendem hoje mais que isso em apenas alguns dias. Eu vendi apenas 6 ou 8 domínios, sendo a maior delas a do men.com, por US$1,3 milhões. Esse valor eu reinvesti esse valor em novos negócios e em alguns meses eu já tinha muitos milhões em vez de apenas um.

E a pergunta final, com uma bela resposta:
Rick Schwartz é ainda um grande vendedor?

Grandeza em algo é coisa para os outros decidirem, não eu. Mas eu acho que sou bom no que faço e tenho uma longa história de registros de sucesso. Por outro lado eu não tenho medo de falhar e ajo dessa forma diariamente. Eu testo e experimento e falho e tenho sucesso e não vejo desvantagem em nada disso. Aqueles que se apavoram por falhar são realmente aqueles que se apavoram em ter sucesso.

Rick Schwartz

Veja também: O blog de Rick Swartz