quarta-feira, 16 de abril de 2008

Software como serviço online

Uma tendência mundial está se acelerando muito nos últimos meses, desde início de 2007 particularmente: a troca dos softwares (programas de computador) instalados em PCs por serviços online, acessíveis pela Internet de qualquer computador e, cada vez mais, celulares smartphones.

Isso já acontece amplamente hoje com os emails. Antigamente (anos 90) seus emails eram baixados e ficavam presos em um computador apenas. E você tinha de voltar para aquele computador para ler e responder suas mensagens, e para não se desorganizar, até mesmo para baixar novos emails. Se o computador desse defeito, todos seus emails poderiam ser perdidos. Hoje já utilizamos os emails guardados em servidores externos: no Google (Gmail), na Microsoft (Hotmail), no IG, UOL, etc. E já começamos a acessar emails por celulares. Ainda é raro devido principalmente às limitações de acesso à Internet por celular, mas isso vai mudar radicalmente com a telefonia celular 3G, que coloca a Internet de banda larga disponível 24h no seu celular, assim como um PC ligado à banda larga, e com os novos celulares com interface de teclado virtual (utilizando uma tela ampla, sensível ao toque dos dedos) como o Iphone e o HTC Touch.

Em um exemplo prático e real, você não precisa mais comprar o Microsoft Office (mais de 1.000 reais a licença) para cada PC ou notebook, e passa a criar, acessar e editar seus textos, planilhas e apresentações utilizando o Google Docs, gratuitamente, de qualquer lugar, inclusive de seu smartphone. Você não precisa salvar ou copiar arquivos em seu computador: eles estão na Internet, mais precisamente em servidores do Google espalhados pelo mundo, protegisos contra perdas. Até mesmo alterações nos documentos são reversíveis: você pode rever todas as versões anteriores de seus documentos, comparar e reverter. Em vez de copiar para colegas em um disquete ou CD, você simplesmente inclui o email dele(a) na sua página de compartilhamento do documento e pronto! Você pode compartilhar documentos definindo quem pode ler e quem pode até mesmo EDITAR seu documento, permitindo o trabalho em grupo. Como eu já disse, é fácil rever depois o que alteraram e reverter se preciso.

Outro exemplo: o software médico ou odontológico de prontuário eletrônico. Você (médico ou dentista) não fica mais com as fichas dos pacientes e agenda de consultas presa em seu computador de UM consultório. Você pode acessá-las de onde quiser e precisar: de outro consultório, hospital, de casa ou da rua. Se sua secretária acrescenta um novo atendimento em sua agenda, você pode conferir o novo horário de onde estiver e até mesmo ser avisado por email ou torpedo (SMS)... tudo automático.

Em uma viagem ao México no início de abril, Eric Schmidt, CEO (diretor exevutivo) do Google comentou a tendência, identificada como "cloud computing", conceito marcado pela utilização de dados e programas via servidores na internet (cloud, nuvens, no sentido de dispersos por todo lugar), em vez de utilizar-se o computador de casa ou do trabalho.

Segundo o Google, apenas na América Latina são mais de 300 milhões de celulares, superior portanto aos 125 milhões de usuários de Internet na região. O Google entende que a combinação internet-celular é a chave do crescimento da computação na região... e no mundo!

Confira o número de usuários de Internet nas Américas no site Internet World Status. Para os países da América do Sul clique aqui.

Não faz mais sentido as pessoas terem de esperar ou correr para casa ou pro trabalho para acessar um dado, ler uma mensagem ou mandar um email.

Segundo Eric Schmidt, "o fenômeno é o segundo passo mais importante da revolução tecnológica depois do lançamento do PC".

Fonte auxiliar: Google de olho na América Latina